Como prevenir e tratar a mucosite oral?

como tratar e prevenir a mucosite oral

A mucosite oral é um efeito adverso comum e temido em pacientes com câncer submetidos a quimioterapia ou radioterapia. O tratamento dessa condição pode ser desafiador tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde. 

Pacientes que desenvolvem mucosite têm duas vezes mais risco de desenvolver infecções e quatro vezes o risco de morte em comparação com pacientes que não desenvolvem a condição.1 Por isso, a prevenção e tratamento da mucosite oral é de vital importância para o sucesso da luta contra o câncer.  

Felizmente, há uma variedade de abordagens terapêuticas para o problema, com eficácia comprovada, que melhoram a qualidade de vida do paciente. Confira a seguir quais são elas e como ajudam a prevenir e tratar a mucosite oral.2

👉 Leia também: Mucosite oral impacta qualidade de vida de pacientes com câncer

Existem vários fatores que influenciam no aumento do risco individual de desenvolvimento da mucosite oral, que incluem3:

  • Agente quimioterápico específico ou modalidade de radiação usada e a dose, frequência e duração do tratamento;
  • Tabagismo;
  • Má higiene oral;
  • Idade mais jovem;
  • Sexo feminino;
  • Estado nutricional pré-tratamento;
  • Contagens de neutrófilos pré-tratamento.

Antes de iniciar qualquer nova quimioterapia que apresente risco de mucosite oral, os pacientes devem ser submetidos a um exame oral para auxiliar na avaliação inicial do risco de mucosite.

Pacientes com alto risco de desenvolver a doença devem ser encaminhados ao odontologista para uma avaliação mais completa. Os riscos do surgimento da mucosite oral podem ser atenuados até certo ponto.

Medidas preventivas para mucosite oral causada por quimioterapia são recomendadas4:

  • Escovar os dentes com escova macia duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e enxaguar a boca com soluções suaves, como soro fisiológico, bicarbonato de sódio ou água, pelo menos quatro vezes ao dia.
  • Pacientes que compõem grupo de alto risco podem se beneficiar de uma avaliação odontológica profissional precoce para cuidados profiláticos, como tratamento de cáries e extração de dentes comprometidos. Um estudo aponta que essa medida reduz em 25% o risco de mucosite.
  • Crioterapia ou terapia com pedaços de gelo, onde os pacientes seguram pedaços de gelo na boca por 30 minutos antes da aplicação do medicamento quimioterápico.
  • Enxaguar a boca com hidrogel mucoadesivo (MuGard; AMAG Phar maceuticals, Waltham, MA) e fosfato de cálcio (Caphosol; EUSA Pharma, Boston, MA) podem prevenir a mucosite, embora tais agentes ainda não estejam endossados por diretrizes.

A mucosite ocorre em 20% a 40% dos pacientes que recebem quimioterapia para tumores sólidos e normalmente ocorre dentro de 5 a 14 dias após receber o tratamento.6 Para pacientes que manifestam a mucosite oral, uma abordagem razoável é descrita a seguir:

  • Realizar bochechos suaves com anestésicos tópicos, como lidocaína viscosa a 2%;
  • Modificar a dieta para limitar traumas incidentais, evitando alimentos ásperos e picantes;
  • Evitar álcool (na forma de bebidas ou enxaguantes bucais contendo álcool) e tabaco;
  • Tratar a dor usando enxaguante bucal com morfina a 2%;
  • Considerar a internação hospitalar para analgésicos sistêmicos e monitoramento e avaliação contínuos para infecções secundárias em pacientes com mucosite grave ou que são incapazes de tolerar qualquer ingestão oral;
  • Usar analgesia controlada pelo paciente com morfina como agente eficaz na redução da dor.
prevenção da mucosite oral

Todos os cuidados bucais descritos anteriormente, no manejo da mucosite oral induzida por quimioterapia, também são importantes nas medidas profiláticas de pacientes submetidos à radioterapia, principalmente aqueles que tratam câncer de cabeça e pescoço.

Recomendações adicionais para prevenir a mucosite induzida por radiação incluem:

  • Evitar alimentos ricos em amido, ácidos e picantes;
  • Administrar mel antes da radiação e realizar o bochecho;
  • Utilizar enxaguantes de hidrogel mucoadesivo e fosfato de cálcio;
  • Enxaguar a boca com benzidamina;
  • Realizar sessão com terapia de laser de baixa intensidade (LEDterapia);5
  • Realizar suplementação de zinco;
  • Colocação profilática de tubo de gastrostomia endoscópica percutânea em pacientes com alto risco de mucosite para prevenir o aparecimento de desidratação ou perda de peso.

A mucosite induzida por radiação ocorre em até 91% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço que recebem radioterapia e está associado ao aumento do uso de recursos de saúde e a custos excessivos para tratamento médico.7 A presença da mucosite é frequentemente uma condição limitante da radioterapia, e seu início pode levar à interrupção precoce do tratamento.

Clinicamente, a mucosite induzida por radiação pode ser tratada de forma semelhante à mucosite induzida por quimioterapia. A abordagem razoável para o tratamento da mucosite induzida por radiação é a seguinte:

  • Enxágues bucais suaves. Bochechar e cuspir até quatro vezes ao dia;
  • Anestésicos tópicos, como lidocaína viscosa a 2%. Bochechar e cuspir;
  • Terapia a laser de baixa intensidade (LEDterapia) aplicada a lesões de mucosite para reduzir a gravidade e a duração do problema, que pode ser realizado todos os dias;
  • Evitar alimentos picantes e ásperos;
  • Uso de opiáceos (morfina);
  • Enxaguantes bucais com opiáceos, como doxepina.
como tratar a mucosite oral

Os avanços científicos8 demonstram que o tratamento com LEDterapia é um valioso complemento às alternativas tradicionais no manejo da mucosite oral. No mercado brasileiro já existe o dispositivo Odontollux, pioneiro no tratamento de LEDterapia para a prevenção e tratamento desta condição.  

A LEDterapia promove o estímulo à cicatrização e reparo tecidual, reduz a inflamação, alivia a dor, estimula a produção de colágeno, reduz o risco de infecções. Além disso, sua aplicação é não invasiva e indolor, fator importante para pacientes que já enfrentam um grande sofrimento com a mucosite.  

👉 Leia também: Prevenção da mucosite oral com fotobiomodulação

como tratar a mucosite oral com odontollux

O tratamento combinado para a mucosite oral é essencial porque aborda tanto a prevenção quanto o manejo dos sintomas, visando minimizar seus efeitos na alimentação, na fala e na qualidade de vida geral do paciente, permitindo que continuem com o tratamento do câncer sem interrupções desnecessárias.

1. Al-Dasooqi N, Sonis ST, Bowen JM, et al: Emerging evidence on the pathobiology of mucositis. Support Care Cancer 21:3233-3241, 2013. doi: 10.1007/s00520-013-1810-y

2. Brown, T. J., & Gupta, A. (2020). Management of Cancer Therapy–Associated Oral Mucositis. JCO Oncology Practice, 16(3), 103-109. https://doi.org/10.1200/JOP.19.00652.

3. Jones JA, Avritscher EB, Cooksley CD, et al: Epidemiology of treatment-associated mucosal injury after treatment with newer regimens for lymphoma, breast, lung, or colorectal cancer. Support Care Cancer 14:505-515, 2006. doi: 10.1007/s00520-006-0055-4

4. Bensinger W, Schubert M, Ang KK, et al: NCCN Task Force Report. Prevention and management of mucositis in cancer care. J Natl Compr Canc Netw 6: S1-S21, 2008, quiz S22-S24. PMID: 18289497

5. Soares RG, Farias LC, da Silva Menezes AS, et al: Treatment of mucositis with combined 660- and 808-nm-wavelength low-level laser therapy reduced mucositis grade, pain, and use of analgesics: A parallel, single-blind, two-arm controlled study. Lasers Med Sci 33:1813-1819, 2018. doi: 10.1007/s10103-018-2549-y

6. Lalla RV, Bowen J, Barasch A, et al: MASCC/ISOO clinical practice guidelines for the management of mucositis secondary to cancer therapy. Cancer 120: 1453-1461, 2014. doi: 10.1002/cncr.33100

7. Elting LS, Cooksley CD, Chambers MS, et al: Risk, outcomes, and costs of radiation-induced oral mucositis among patients with head-and-neck malignancies. Int J Radiat Oncol Biol Phys 68:1110-1120, 2007. Doi: 10.1016/j.ijrobp.2007.01.053

8. 1 Guimaraes DM, Ota TMN, Da Silva DAC, Almeida FLDS, Schalch TD, Deana AM, Junior JMA, Fernandes KPS. Low-level laser or LED photobiomodulation on oral mucositis in pediatric patients under high doses of methotrexate: prospective, randomized, controlled trial. Support Care Cancer. 2021 Nov;29(11):6441-6447. doi: 10.1007/s00520-021-06206-9. Epub 2021 Apr 24. PMID: 33893842.

👇 Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 👇

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também